XIX Concurso Nacional de Escanções
VI Concurso Nacional Fernando Ferramentas
O evento anual organizado pela Associação dos Escanções de Portugal que compreende a sua Gala Anual, o Concurso Nacional de Escanções e o Concurso Nacional Fernando Ferramentas, aconteceu este ano nos dias 24 e 25 de Novembro, em Palmela, no coração da região da Península de Setúbal.
No que respeita ao Concurso Nacional de Escanções, foram 14 os concorrentes a participar este ano sendo que, deste grupo, os 3 escanções seleccionados para a grande final foram Diogo Pereira, Marc Pinto e Vasile Grebencea.
Da grande Final, que foi transmitida em live stream para todo o mundo, o grande
vencedor, e pela terceira vez consecutiva, foi o escanção Marc Pinto, actual escanção e head sommelier no Fifty Seconds, em Lisboa, conquistando assim novamente o título, este ano de Melhor Escanção de Portugal 2024.
A ele seguiram-se Diogo Pereira e Vasile Grebencea, nos segundo e terceiro lugares, respectivamente.
O concurso contou, novamente, com a condução da escanção e directora comercial da João M. Barbosa Vinhos, Teresa Barbosa.
Quanto ao Concurso Nacional Fernando Ferramentas, no qual participaram igualmente 14 finalistas, vindos de cidades do norte a sul do país, e seleccionados após a conclusão do Curso Nacional Fernando Ferramentas nas cidades onde realizaram a formação durante os anos de 2023 e 2024, foram distinguidos com Medalha de Ouro, Ana Banha, gestora de Enoturismo na Tapada de Coelheiros; com Medalha de Prata, Nuno Carvalho, gestor de Marketing na POW - Portugalonwater, Lda.; e com Medalha de Bronze, Luis Espigão, chefe de sala no restaurante Origens em Évora.
Este ano, o Município de Palmela foi palco para as várias iniciativas que aconteceram no âmbito do evento, sendo o seu principal patrocinador oficial, junto à Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, à Rota dos Vinhos da Península de Setúbal e ao IVV - Instituto da Vinha e do Vinho.
Nos patrocínios e parceiros, e fundamentais para a concretização dos dois dias de programa e competição, a Associação pode ainda contar com o apoio da Adega de Palmela, da Vinhos de Portugal, da Sogrape, da Vinalda com as marcas oficiais de água, a San Pellegrino e a Acqua Panna, e da empresa Alug’Aqui.
Houve espaço para alguns momentos de descontração entre eles o jantar na Adega de Palmela com uma degustação harmonizada com os seus vinhos e, por fim, o jantar de Gala dos Escanções de Portugal, o culminar do evento, que aconteceu na Pousada de Palmela, no Castelo de Palmela, num momento em que os convidados puderam degustar vinhos dos sócios protectores da Associação dos Escanções de Portugal, e onde tiveram a palavra como oradores Álvaro Amaro, presidente da Câmara Municipal de Palmela; Frederico Falcão, presidente da Viniportugal; Bernardo Gouvêa, presidente do IVV; Ângelo Machado, presidente da Rota dos Vinhos da Península de Setúbal; e Henrique Soares, presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal.
Neste momento de Gala foram também entregues os diplomas para os primeiros alunos a concluir o Curso Profissional dos Escanções de Portugal e os já habituais Prémios Escanções de Portugal sendo que as distinções deste ano foram as seguintes: com o Prémio Santos Mota | Imprensa, Patrícia Serrado; com o Prémio Ceferino Carrera | Carrera, João Marques; com o Prémio Melhor Produtor do Ano para Vinhos Tranquilos, a Torre de Palma; com o Prémio Melhor Produtor do Ano para Vinhos Fortificados, a Ramos Pinto; com o Prémio Melhor Produtor do Ano para Vinhos Espumantes, a Quinta do Cerrado da Porta; como Melhor Adega Cooperativa, a Adega Cooperativa de Borba; com o prémio Melhor Enólogo do Ano, Jaime Quendera; com o Prémio Honorário, Vasco d’Avillez e Duarte de Mello Guimarães.
Comments