top of page
Foto do escritorEscançoes Portugal

V Concurso de Vinhos Escanções de Portugal



A 5ª edição do Concurso de Vinhos Escanções de Portugal decorreu este ano no Hotel Holiday Inn Lisboa – Continental, a 29 de Junho, onde estiveram à prova 253 vinhos, fruto do trabalho e da dedicação de 60 produtores das várias regiões do país. Foram distinguidas 70 Medalhas de Ouro, 6 Grandes Tambuladeiras de Ouro e 95 vinhos receberam Selo de Qualidade.


Uma iniciativa da Associação dos Escanções de Portugal, reconhecida pelo Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) e cujo objectivo é apoiar, promover e contribuir para a dinamização do sector do vinho em Portugal, nomeadamente o apoio aos produtores, assim como divulgar os grandes vinhos portugueses produzidos de norte a sul do país.


As inscrições para esta edição estiveram abertas a vinhos portugueses, biológicos, brancos, tintos, rosés, espumantes, aguardentes e licorosos, e decorreram entre os dias 20 de Maio a 25 de Junho.



Com Tambuladeira de Ouro, entre vinhos atlânticos, de montanha e de planície, foram medalhados 70 vinhos e foram distinguidos 6 vinhos nas Grandes Tambuladeiras de Ouro para Melhor Vinho Tinto, Branco, Rosé, Espumante, Licoroso e Aguardente. Sendo este um concurso reconhecido pelo IVV o número de medalhas esteve limitado a 30% dos vinhos a concurso. E, uma vez mais, pela qualidade superior dos vinhos em prova, a direcção da Associação dos Escanções de Portugal distinguiu os vinhos que obtiveram 90 pontos entregando-lhes um Selo de Qualidade - uma forma de possibilitar ao produtor a utilização de um selo carimbado pela Associação na sua garrafa, atestando a participação neste concurso e a qualidade do seu vinho.


As 6 Grandes Tambuladeiras de Ouro foram atribuídas aos seguintes vinhos: o Cerval DOC Douro Tinto 2016, da Sociedade Agrícola Casa d´Arrochella, como “Melhor Vinho Tinto”; o Monte da Barbosa Reserva VRAlentejano Branco 2021, da Monte da Barbosa, Lda., como “Melhor Vinho Branco”; o HERITAGE VRAlentejano Rosé 2022, da Ravasqueira Vinhos S.A., como “Melhor Vinho Rosé”; o Quinta do Cerrado Espumante Reserva DOC Dão Rosé 2016, da União Comercial da Beira, Lda., como “Melhor Espumante”; o Bacalhôa Moscatel Roxo Superior 20 Anos DO Setúbal, da Bacalhôa - Comercial e Marketing, S.A., como “Melhor Vinho Licoroso”; e por fim, a Aliança Aguardente Vínica Velha XO 20 Anos, da Aliança – Vinhos de Portugal, S.A. , como “Melhor Aguardente”.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page